Não existe informação pessoal absolutamente pública. Nem mesmo o nosso nome é uma informação que gostamos de compartilhar com todas as pessoas, não porque escondemos algo, mas pelo simples fato de que às vezes não queremos compartilhar.

Na Internet isso não poderia ser diferente, não gosto de repassar todo o meu tráfego online para mãos de desconhecidos. Temo o mal uso dessas informações, mas também não me sinto à vontade com a possibilidade de qualquer pessoa saber coisas que não queria compartilhar com ela.

A Internet foi criada com o objetivo de conectar dispositivos e dessa forma conectar pessoas e informações ao redor do mundo. Em nenhum momento se imaginou o poder de conexão que ela alcançou. Hoje somos capazes de conectar quase que totalmente a vida dos usuários. Com essa conexão profunda em nossas vidas, abrimos espaço para que outras pessoas por meio dos nossos dispositivos eletrônicos, acessem partes de nossa vida que antes não eram acessíveis a ninguém. Ou seja, armazenamos informações que antes nem eram coletadas, como: o que pesquisamos, para onde fomos, com quem, nossos horários (cumpridos e descumpridos), nossas comunicações, etc.. Quem tiver acesso a essas informações consegue impor um grande controle em nossas vidas.

Toda essa informação precisa de alguma proteção, seja de usos maliciosos, seja por privacidade. Existem ferramentas capazes de proteger essas informações. Muitas delas estão relacionadas com a criptografia: conseguimos cifrar, protegendo contra leituras indevidas; autenticar, permitindo que sejamos capazes de provar a origem de informações e também conseguimos provar que algum cálculo foi executado sem erros, mesmo não sabendo os valores de entrada do cálculo! A criptografia tem soluções para muitos dos problemas de segurança modernos. Atualmente o maior passo que deve ser dado sobre os protocolos criptográficos são as políticas públicas relacionadas a eles. Sem que as políticas outorguem o uso de criptografia, de muito pouco ela serve. É preciso que a criptografia seja vista como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da Internet. Somente com ela conseguimos proteger as vidas online das pessoas que diariamente se conectam na rede e que com isso perdem o domínio físico das informações coletadas durante a vida.