Participar dos IGFs de Genebra e Paris foram uma grande hora para mim e me propiciaram uma oportunidade inigualável de aprendizado e troca de informações, porém acompanhando o que foi discutido nas últimas edições não pude deixar de notar que a oferta de temas dos painéis varia muito com o hype.

Para quem nunca foi apresentado ao hype, basta lembrar das palhetas mexicanas, dos bares de espetinho, do iogurte de saquinho ou do coque samurai. São as coisas da moda que com a mesma velocidade que aparecem somem, mas sem antes consumir muito tempo na mídia, nas pesquisas científicas e nas discussões.

Vocês já devem ter percebido onde eu quero chegar. Sinto que a Governança da Internet está muito sucetível ao hype e é por isso que nós precisamos falar dele. Um ponto que acho importante esclarecer de antemão é que não é papel do MAG tentar suprimir essas ondas da moda. Porque elas são reflexos dos painéis submetidos, e por isso eu acho importante que precisamos ficar conscientes deste fenômeno e tentar não alimentá-lo. Não podemos deixar o hype tomar conta do evento, é importante um momento para parar e refletir sobre se um determinado tema é tão relevante assim para ocupar tempo do IGF.

Não podemos perder tempo esmiuçando temas que ao final de dois anos serão muito irrelevantes quanto eram a dois anos atrás. Sem perder o bom humor eu gostaria de apresentar uma pesquisa da Gartner que descreve um pouco sobre o ciclo do hype e eu acredito que com isso você, cara leitora(o), será capaz de me ajudar na luta contra ele.

Eu gostaria de lembrar que não estou defendendo o boicote de nenhum tema, eu só estou pedindo que saibamos distribuir nosso tempo de discussões, que é tão precioso e raro, de uma forma melhor.

A Curva do hype

A informação que eu acho interessante de retirar desse gráfico é a relação entre os diferentes estágios dessa patologia das tecnologias emergentes e os picos de produção.

Se conseguíssemos evitar o pico das expectativas infladas, evitaremos a imensidão de trabalhados falando a mesma coisa por terem sido feitos às pressas e em meio de muitas outras publicações, que tornaram impossível o acompanhamento do tema. Nós poderemos evitar a depressão da desilusão e caminhar mais rapidamente ao estágio de pico de produtividade.